BOLSA FAMILIA CANCELADO ou SUSPENSO – O que Fazer?

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso – O programa Bolsa Família foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de auxiliar as milhares de famílias brasileiras que se encontram em estado de pobreza ou extrema pobreza a saírem dessa condição e passarem a viver com mais dignidade.

Graças ao programa, centenas de outras famílias já conseguiram sair dessa situação e hoje vivem com melhor qualidade de vida, além de terem maior acesso a saúde e a educação.

Contudo, para receber regularmente este importante benefício é importante que as famílias assistidas pelo Bolsa Família sigam corretamente todos os critérios para evitar a possível suspensão ou cancelamento do mesmo.

Caso você desconhecia esta possibilidade de suspensão do Bolsa Família precisa ler urgentemente este artigo para evitar esse problema. Confira a seguir todos os detalhes!

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso


O que pode causar o Bloqueio ou o Cancelamento

As famílias que participam do Bolsa Família são devidamente cadastradas no programa, cujo sistema é informatizado e moderno. Entretanto, pode ocorrer que algum beneficiário fique sem receber e os possíveis motivos que podem fazer com que o Bolsa Família seja bloqueado ou cancelado são os seguintes:

  • Cadastro do beneficiário desatualizado;
  • Mudanças de residência ou na composição familiar;
  • Falta de atualização do cadastro (deverá ser feito a cada 2 anos);
  • Não comparecimento ao Recadastramento feito por convocação;
  • Descumprimento de regras e condições do programa;
  • Estar fora das condições de recebimento (melhora da condição de vida).

É importante que o beneficiado pelo programa fique bastante atento quanto a todas as regras e condições para não perder o benefício.


Bolsa Família Cancelado

Em alguns casos de descumprimento das condições do programa, acontecerá o Bolsa Família Cancelado. Caso isso aconteça, o beneficiário não conseguirá fazer o saque do dinheiro.

Neste caso, o ideal é verificar se aparece alguma informação ou mesmo mensagem na tela do caixa eletrônico, ou se for através de algum atendente da Caixa ou Casa Lotérica, pedir para que lhe forneça a mesma informação impressa e procure o mais rápido possível o serviço de atendimento do Bolsa Família 2019 em sua região para resolver o problema.

Caso tenha dúvidas sobre aonde ir é só procurar a unidade de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município. Vale lembrar que as providências devem ser tomadas pelo titular responsável pela família que deverá levar toda a documentação referente a cada componente familiar, extratos bancários, comprovante de residência atualizado, cartão de vacinação e histórico escolar das crianças e adolescentes.

Desta forma, o atendente irá consultar e analisar o seu caso, assim como lhe orientar e pedir a continuação do pagamento do Bolsa Família se você tiver ainda o direito de receber o benefício.

Bolsa Família 2019 Cancelado

Bolsa Família 2019 Cancelado


Bolsa Família Suspenso

De modo semelhante ao item anterior, o pagamento do Bolsa Família poderá ser suspenso caso o sistema observe algum problema no cadastro do beneficiário. Esta medida é tomada como forma de aviso que algo errado aconteceu e precisa ser solucionado para que o pagamento possa ser retomado.

Quando há a suspensão e o beneficiário logo toma as devidas providências, o pagamento volta a ser realizado normalmente. Se, por acaso, observou-se que o beneficio foi suspenso no primeiro mês de pagamento, o beneficiário irá recebe-lo retroativamente, porém se os valores perfazem a dois meses em diante os mesmos não serão pagos, ou seja, eles se perdem.

Desta forma, será mais do que necessário providenciar a regularização dos pagamentos para não sofrer prejuízo. Caso o seu benefício seja suspenso, deverá realizar o mesmo procedimento do item anterior: procurar o CRAS de sua cidade ou órgão responsável pelo programa para regularizar a sua situação.

Bolsa Família 2019 Suspenso

Bolsa Família 2019 Suspenso


Como conseguir o Benefício novamente

Para conseguir o benefício novamente deverá seguir os procedimentos abaixo:

  • Procure a Gestão Municipal do Cadastro Único ou a Assistência Social de sua região;
  • Apresente toda a documentação referente aos componentes familiares;
  • Informe todos os dados solicitados atualizados.

Cadastro Bolsa Família 2019

Para se cadastrar no programa é necessário:

  • Encontrar-se em situação de pobreza ou extrema pobreza;
  • Procurar a prefeitura de sua cidade para se cadastrar no CadÚnico;
  • Apresentar a seguinte documentação (RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de renda de todos os membros familiares e comprovante de residência);
  • Aguardar a seleção.
Cadastro Bolsa Família 2019

Cadastro Bolsa Família 2019

Gostou desse post? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo. Até mais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 3,75 out of 5)
Loading...

11 Comments

  1. Daniele de almeida
    • Administrador
      • viligleia barbosa lima
    • viligleia barbosa lima
  2. Sueli da costa vicente
  3. Aline maria
  4. Jocielma Aparecida
  5. Edilene
  6. Daria

Leave a Reply