Consultar NIS 2019: Consulta número do NIS passo a passo

Consultar NIS – O NIS é uma espécie de numeração que diz respeito ao trabalhador brasileiro, cujo cadastro é realizado uma única vez pelo seu primeiro empregador. A partir desse momento, o trabalhador poderá participar dos principais benefícios concedidos pelo Governo Federal como é o caso do Programa Bolsa Família e do PIS (Programa de Integração Social).

Se você não tinha ouvido falar sobre o Número do NIS ou já viu alguma menção que diz respeito a ele, mas desconhece os seus detalhes é só continuar a leitura atenta deste artigo, pois a partir do próximo tópico irei te explicar tudo. Me acompanhe!

Consultar NIS

Consultar NIS

O que é o Número do NIS

O NIS é uma sigla utilizada para “Número de Identificação Social” que todo cidadão brasileiro deve ter para poder usufruir do direito de participar e receber os benefícios concedidos pelo Governo Federal, já que este o utiliza como parte de sua base de cadastro e como meio de realizar o pagamento de benefícios.

Muitos trabalhadores e cidadãos brasileiros possuem o NIS e nem sabem. Para ter ideia, os beneficiários do Bolsa Família 2019 possuem o número, o qual está impresso no cartão magnético do benefício e que serve para a realização de consultas ao calendário de pagamentos.

Número do NIS na Carteira de Trabalho

Número do NIS na Carteira de Trabalho

Pode-se dizer que o Governo Federal encontrou no NIS a possibilidade de simplificar a identificação do trabalhador que pode ser incluído em diferentes cadastros sociais ligados ao Governo, ou seja, através de um único número se pode encontrar todos os benefícios e cadastros que o cidadão se encontra inserido.

Em outras palavras, o NIS é uma espécie de “CPF” social. Sendo assim, todo aquele que está cadastrado na Previdência Social, assim como no Ministério do Trabalho possui o número do NIS.

Vale lembrar que este cadastro do NIS é realizado na Caixa Econômica Federal. Se você não sabe o seu número e deseja saber como encontra-lo, veja a seguir as diferentes formas de se consultar o seu NIS de modo simples e rápido.


Consultar o Número do NIS Online

Se você já trabalhou com a CTPS assinada, saiba que o seu nome deve estar cadastrado no NIS, tendo em vista que é de responsabilidade do empregador realizar este tipo de tarefa assim que recebe a sua Carteira de Trabalho para realizar o devido registro empregatício.

O número do NIS não sofre alteração, ou seja, ele permanece o mesmo ao longo da vida do cidadão. Sendo assim, você pode consultar o seu número sempre que precisar e uma das formas mais simples é, sem dúvida, pela internet.

Consultar NIS pela CNIS

Uma das alternativas mais rápidas de acessar e consultar o número do seu NIS é através do portal do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Veja a seguir como fazer:

  • Acesse o portal do CNIS neste link (https://cnisnet.inss.gov.br/)
  • Clique em “Cidadão”
  • Clique em “Inscrição”
    – Clique em “Filiado”
  • Informe o “Nome do Filiado”
  • Informe o “Nome da Mãe” (se quiser, poderá marcar o quadro “ignorado”)
  • Digite a Data de Nascimento
  • Digite o número do CPF
  • Digite o “Texto da Imagem” apresentado na tela
  • Em seguida, clique no botão “Continuar”.

Feito isso, é só verificar no canto superior da tela a mensagem apresentada em vermelho e anotar o número do seu NIS/ NIT, o qual geralmente é apresentado ao final da mensagem.


Consultar NIS pelo CPF

Como você observou no item anterior, com o auxílio do CPF você pode consultar o número do seu NIS diretamente no portal do CNIS.

Outra forma de conseguir o número do NIS é por meio do telefone. Para isso, você deverá ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal através deste número (0800 726 0207).

Lembre-se de separar antes todos os seus documentos pessoais para poder informar os dados corretamente ao atendente quando ele lhe solicitar.


Consultar o NIS na Carteira de Trabalho

O NIS pode ser encontrado facilmente na sua CTPS. Caso o modelo do seu documento seja o antigo, deverá procurar a numeração nas últimas páginas, em especial, nas “Anotações Gerais”. Já os modelos atuais apresentam o NIS na página de “Dados Pessoais”.

NIS no Cartão Bolsa Familia

O NIS está impresso no cartão, abaixo do nome do beneficiário.

Este artigo lhe ajudou? Então opine nos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply