Sisvan Bolsa Família 2019

Sisvan Bolsa Família – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, apresenta-se de modo direto ligado ao Programa Bolsa Família, sendo ele o principal responsável por monitorar as famílias beneficiárias contempladas no Programa, que são aquelas consideradas famílias de baixa renda (atendendo determinados pré-requisitos).

É o Sistema responsável por monitorar os beneficiários do Programa Bolsa Família, sendo que ao longo do ano, por duas vezes, convoca as crianças, as mulheres em idade fértil e as gestantes com idade de até 45 anos para realizarem procedimentos médicos de avaliação e saúde, acompanhamento e assistência a determinados grupos pré-determinados.

Os beneficiários (crianças, mulheres em idade fértil e gestantes com idade de até 45 anos), que foram convocados pelo Sistema relacionado ao Bolsa Família, devem apresentar-se a uma das unidades do SUS – Sistema Único de Saúde (de escolha de acordo com sua preferência), com o objetivo de realizarem os exames necessários. É estritamente obrigatório que as famílias cumpram todos os chamados do Sisvan, pois ausências acarretarão o bloqueio dos benefícios concedidos até o presente momento.

Sisvan Bolsa Família

Sisvan Bolsa Família

VEJA AINDA:

O que é Sisvan

O Sisvan, é a ferramenta incumbida como responsável por mapear as condições alimentares e nutricionais dos brasileiros, enquadrados nas categorias: crianças, mulheres em idade fértil e gestantes com idade de até 45 anos. Com posse destas informações, o Governo adquiri a chance de localizar os principais problemas ligados a nutrição das famílias e traçar Planos de Ações a fim de minimizar as falhas apontadas em levantamento.


Como Funciona o Sisvan Bolsa Família

O funcionamento do Sistema gira em torno da responsabilidade do Município ou de determinadas Comunidades que detectam e apresentam fortes marcas de crianças, mulheres em idade fértil e gestantes com idade até 45 anos, com dificuldades de crescimento. Tais crianças são, portanto, convocadas a realizar exames que serão utilizados como métrica para identificar a gravidade da situação de cada uma delas. Sendo assim, fica claro que é de responsabilidade do Sisvan, a geração dos dados obtidos ao final do processo e do Governo de desenvolver campanhas de saúde a fim de minimizar a existência de tais problemas.


Quais Programas e Iniciativas Utilizam o Sisvan

O Programa Principal atendido pelo Sisvan é o Bolsa Família.

O SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão, também utiliza o Sisvan como ferramenta de gestão. Vale evidenciar que o SIBEC também tem como um dos principais objetivos, atender as famílias de baixa renda e é um programa totalmente online desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.


Mapa de Acompanhamento do Bolsa Família

De modo a atender consideração da comunidade e dos cidadãos envolvidos no Programa Bolsa Família, o Ministério da Saúde, disponibiliza, através do site http://dabsistemas.saude.gov.br os dados coletados pelo Sisvan, para simples, porém importante conferência e, ainda, para saber mais informações a respeito da situação nutricional, alimentar e de saúde das famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O link do Ministério, extremamente de fácil manipulação, possui todos os principais dados dos exames realizados e, também, as pesquisas apresentadas, segmentadas:

  • Por região;
  • Por cor,
  • Por sexo;
  • Por Estado;
  • Por Município;
  • Por grau de instrução, dentre outros critérios.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply